Coalizão Embalagens

Números do Governo Federal mostram progresso na separação e descarte adequados de resíduos

Publicado em: às 11:37 por: @ Notícias
COMPARTILHE:
Números do Governo Federal mostram progresso na separação e descarte adequados de resíduos

Com investimentos em novos pontos de coleta diversos, cenário vem melhorando no país

Em meados de novembro, o Governo Federal divulgou importantes informações a respeito dos resultados do Programa de Logística Reversa. De acordo com os dados, mais de 3,4 mil pontos de coleta para descarte e destinação adequada de eletroeletrônicos foram criados em todo o país. Somente em 2021, foram abertos mais de 2 mil ecopontos e, entre 2019 e 2021, mais de mil toneladas de lixo eletrônico deixaram de ser descartadas no meio ambiente.

Outro ponto apresentado diz respeito às embalagens de defensivos agrícolas. O governo afirma que mais de 94% delas foram, de fato, recicladas, o que é um dado bastante importante para esse momento em que se fala tanto sobre ampliar o índice de reciclagem do país.

Ainda sobre descarte adequado, houve melhorias também em outros aspectos. Em 2021, mais de 3,6 mil pontos de coleta de medicamentos foram implantados em todo o território nacional, possibilitando que cerca de 70 milhões de brasileiros pudessem descartar corretamente esses itens. Com isso, cerca de 50 toneladas de medicamentos deixaram de impactar negativamente o meio ambiente, poluindo o solo e trazendo prejuízos reais à saúde humana e do planeta.

Além disso, uma informação que sempre destacamos também foi apresentada neste relatório do Governo Federal: 98,7% das latas de alumínio comercializadas foram reutilizadas por meio da separação, descarte correto, destinação adequada e reciclagem. Esse é o material com o melhor desempenho atual no Brasil, servindo de exemplo para o mundo.

Todas essas informações foram coletadas do SINIR, Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos instituído pela Política Nacional de Resíduos Sólidos para coletar, sistematizar e integrar dados relativos à gestão dos resíduos no Brasil.