Notícias
Home > Notícias
As discussões acerca da ampliação da logística reversa no país vêm ganhando mais repercussão com o passar dos anos e com a criação de termos de compromisso setorizados de diferentes materiais e regulamentações regionais, porém é inegável que os desafios a serem enfrentados seguem complexos.
Um desses grandes desafios está justamente na mudança de comportamento da população, que precisa absorver o que é economia circular, logística reversa, a importância da reciclagem e da separação e descarte corretos de todos os resíduos gerados cotidianamente dentro e fora de casa.
Para conquistar essa vitória, o melhor caminho está na conscientização. “Educação promove mudança de comportamento e a nossa visão, a médio e longo prazo, está em mudar a atitude dos consumidores e conseguir fazer com que eles passem a se incomodar com o descarte inadequado. Quando a gente se incomoda com o que está irregular é que a cultura sustentável se instalou dentro de nós”, comenta Cesar Faccio, secretário-executivo da Coalizão Embalagens.
A conscientização da população é fator-chave para que os processos de ampliação da logística reversa possam ocorrer, já que dentro dessa abordagem também está a necessidade de aumentarmos o volume de itens recicláveis que chegam às cooperativas e seguem dentro do fluxo de reciclagem.
Dentre as diferentes ações promovidas pela Coalizão Embalagens estão diversos projetos e campanhas de educação e conscientização realizados em todo o cenário brasileiro que vão desde a manutenção do perfil Separe. Não Pare, que aborda a temática de forma leve e descontraída nas redes sociais, até a realização de sessões de cinema com filmes focados em sustentabilidade e reciclagem.