Como é o Fluxo do Sistema De Logística Reversa

No fluxo do Sistema de Logística Reversa das embalagens contidas na fração seca dos resíduos sólidos urbanos ou equiparáveis, no âmbito da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, todos os agentes, ou atores, da cadeia produtiva da reciclagem configuram como interconectados e interdependentes.

Etapas de Operação do Sistema de Logística Reversa

As etapas da operação iniciam-se pelo consumidor com a separação das embalagens dos resíduos úmidos, enviando-as para o descarte , ou seja, o encaminhamento das embalagens separadas para os PEV, ou para outras formas de coleta.

Os Pontos de Entrega Voluntária - PEV são locais estratégicos onde a população pode levar seus materiais recicláveis, sendo um complemento ao sistema de coleta seletiva. Podem ser levadas embalagens em geral, fruto das atividades de consumo e não produtos.

O transporte das embalagens coletadas poderá ser feito por organizações de catadores, pelo Comércio Atacadista de Materiais Recicláveis- CAMR. O responsável pelo transporte das embalagens coletadas nos PEV é determinado em contratos de parceria para implantação e operacionalização destes.

A triagem é o processo de separação dos diferentes tipos de materiais recicláveis destinados como matéria-prima para a indústria de reciclagem, de outros materiais com eventuais impurezas ou materiais não recicláveis. É realizada pelas Cooperativas de catadores, prioritariamente.

A classificação dos diferentes tipos de materiais recicláveis separados na triagem segue as especificações aplicáveis de cada setor (papel, plástico, metal, vidro), para encaminhamento, em grandes lotes, às indústrias recicladoras, ou à destinação final ambientalmente adequada.

Como destinação , consoante o conceito estabelecido no inciso VII, artigo 3o, combinado com o artigo 47, ambos da Lei no 12.305/2010, as embalagens classificadas na forma acima serão compradas pelos fabricantes de embalagens ou pelas recicladoras garantindo o caráter não discriminatório do Sistema de Logística Reversa.