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A sigla ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) está em alta no mercado corporativo. Utilizada para a medição das práticas ambientais, sociais e de governança das empresas, está totalmente atrelada a valor e investimentos direcionados às companhias. No mundo moderno, onde práticas de sustentabilidade ganham cada vez mais relevância, os investidores não olham apenas o lucro na hora de direcionar seus recursos. Analisam o posicionamento das empresas frente a muitas outras questões que impactam o mundo.
Dessa forma, os investidores agora analisam se a empresa está preocupada com as questões sociais, se respeita seus colaboradores, se é diversa e inclusiva e se promove o bem-estar no ambiente de trabalho; se adota as melhores práticas de governança corporativa priorizando a transparência na prestação de contas, a ética nas negociações e se combate a corrupção; e, por fim, se atua para minimizar seus impactos ambientais por meio da redução de gases do efeito estufa, se busca pela eficiência energética, uso consciente dos recursos naturais e outras vertentes como soluções corretas para descarte de resíduos e logística reversa.
Dessa forma, empresas que comprovam a adoção dessas práticas ambientais, sociais e de governança estão na mira dos investimentos em todo o mundo e essa tendência também está se consolidando no território brasileiro.
Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a valorização dos índices ESG ainda é mais tímida no Brasil do que a observada nos Estados Unidos e na Europa. Porém, devido à tendência que está se desenvolvendo mundialmente, as empresas nacionais também estão atentas a esse movimento.
Criação de valor – Além da atração direta de investimentos e da otimização de ativos, a consultoria norte-americana McKinsey & Company listou outras quatro formas de geração de valor por meio das estratégias de ESG.
Por fim, ao incluir conceitos de ESG em seus planejamentos estratégicos, as empresas entram em uma rota de positividade e reconhecimento capaz de ampliar o retorno dos investimentos e garantir maior visibilidade em um momento altamente competitivo, ganhando pontos tanto com o mercado financeiro quanto com os consumidores.