Notícias
Home > Notícias
*Por Cesar Faccio, secretário-executivo da Coalizão Embalagens
É incrível perceber como a educação é poderosa e capaz de transformar realidades. Para nós, que estamos diariamente conectados a projetos que têm a educação como base, é motivador. Não há fortalecimento da sustentabilidade sem investimento em ensino e compartilhamento de cultura. E é justamente por esse motivo que muitas das nossas ações como Coalizão Embalagens partem da conscientização e profissionalização.
Aprender é inerente ao ser humano. Quando nascemos, aprendemos a respirar, depois a enxergar, a falar e a andar. Aprendemos, inclusive, a lidar com os sentimentos que surgem. Ao longo da vida, vamos aprendendo algo novo todos os dias, muitas vezes até sem perceber. Mas aprendemos a utilizar um novo aparelho eletrônico, a preparar uma comida diferente, a falar um novo idioma. Vida é aprendizado constante. Do nascimento ao último suspiro.
Quando pensamos na preservação do meio ambiente, a educação também se faz presente todos os dias. Afinal, com o passar das décadas fomos percebendo o impacto que causávamos na natureza e descobrindo maneiras de reduzi-lo. Aprendemos como fazer e agora precisamos ensinar!
Trabalhamos, do lado de cá, com um setor específico: a ampliação da logística reversa no nosso país. Para isso, precisamos abordar todos os atores dessa responsabilidade compartilhada. E, como era de se esperar, junto a todos eles temos projetos educativos.
O Separe. Não Pare, por exemplo, é uma das principais iniciativas da Coalizão Embalagens. O movimento busca informar, inspirar e mobilizar a população brasileira a separar e descartar corretamente os resíduos domésticos. Por meio de um blog e das redes sociais, oferecemos informações e tiramos dúvidas de forma leve, garantindo que aquele conhecimento seja repassado. Foi essa a maneira que encontramos de falar com o cidadão comum. E estamos muito felizes com o resultado. Construímos uma comunidade de mais de 38 mil seguidores em nosso Instagram e Facebook.
Também apoiamos diversos projetos que falam com as comunidades por outros canais. Caminhões que passam nas ruas orientando a vizinhança sobre a forma correta de descartar os materiais, sessões de cinema com filmes que abordam a cultura da reciclagem para as crianças, campanhas educativas diversas em escolas, empresas e bairros.
Acreditamos que quando se trata de sustentabilidade, muitas das ações aprendidas, se tornam facilmente rotineiras. Ou seja, passam a integrar o dia a dia das pessoas de forma quase que automática. Quando aprendemos a respirar, depois fazemos isso sem nem pensar, não é? Para nós, separar e descartar corretamente os resíduos é como o ato de respirar. Depois que a gente aprende, simplesmente fazemos sem nem perceber.
Porém, falar somente com o consumidor não é suficiente. Ele é apenas uma das partes envolvidas. Então também fortalecemos a educação de quem coloca a mão na massa e trabalha no dia a dia do setor. Para isso, temos muitas ações em triagem junto às cooperativas e associações de catadores.
Prestamos assessoria completa para educar e capacitar os profissionais sobre a gestão do negócio, envolvendo questões trabalhistas e de governança, além de melhorias contábeis e financeiras. Aqui, nosso foco está em garantir que esses profissionais, que muitas vezes não tiveram acesso à capacitação prévia, possam aprender a gerir um negócio sustentável e com capacidade de crescimento.
Nós sabemos, por experiência própria, que não adianta, por exemplo, fazer amplo investimento em equipamentos e infraestrutura dos galpões se não treinamos os trabalhadores para manusear e até mesmo consertar possíveis falhas desses equipamentos. Já presenciamos uma cooperativa que tinha recebido, como doação, uma excelente esteira para triagem, mas o equipamento estava parado, pois eles não sabiam como fazê-lo funcionar.
Por fim, entendemos que a única forma de avançarmos é educar, ensinar e compartilhar conhecimento. Todos os dias, o tempo inteiro!