Coalizão Embalagens

Coalizão Embalagens e CETESB assinam termo de compromisso para logística reversa

Publicado em: às 11:55 por: @ Notícias
COMPARTILHE:
Coalizão Embalagens e CETESB assinam termo de compromisso para logística reversa

O acordo prevê metas progressivas de recuperação de embalagens entre 2021 e 2025

A Coalizão Embalagens firmou um Termo de Compromisso para a Logística Reversa junto à CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Fundamentado nas diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o termo reconhece a responsabilidade compartilhada e encadeada dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes pela estruturação, implementação e operação do sistema de logística reversa das embalagens pós-consumo.

Assim, as ações operacionais poderão ser realizadas em qualquer etapa integrante do processo de logística reversa, desde a separação e o descarte correto dessas embalagens até a triagem, o transporte, a classificação e a destinação ambientalmente adequada desses itens.

Um dos pontos mais importantes do termo está na definição das metas de recuperação, que são progressivas e foram definidas para o período de 2021 a 2025:

  • Para papel, plástico e aço a meta da taxa de recuperação será de 22% em 2021, aumentando 0,5% a cada ano.
  • Para vidro, a meta da taxa de recuperação é variável em função do parque de retornáveis de cada empresa. As porcentagens estão descritas no termo de compromisso.
  • Para latas de alumínio, a meta é manter a taxa de recuperação em 95% durante todos os anos

É relevante enfatizar que até dezembro de 2022, entre embalagens de papel, plástico e aço um material pode compensar o outro. Porém, para vidro e alumínio essa compensação não é aceitável.

Mais informações sobre o Termo de Compromisso para Logística Reversa de Embalagens em Geral firmado entre a Coalizão Embalagens e a CETESB podem ser encontradas AQUI. Há, também, a lista das empresas participantes AQUI.