Coalizão Embalagens

Reciclagem traz benefícios econômicos para a indústria e a sociedade

Publicado em: às 00:01 por: @ Notícias
COMPARTILHE:
Reciclagem traz benefícios econômicos para a indústria e a sociedade

Redução das despesas, do uso de recursos e geração de empregos são reflexos de uma economia circular

Que reciclar é uma atitude importante, toda a sociedade já sabe. Mas quais os benefícios econômicos da reciclagem?

Um material compartilhado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, traz as perguntas mais frequentes sobre os motivos que levam os países a investir na cultura da reciclagem e aborda esse tópico de forma bastante clara. O documento relata que “em um sentido amplo, a reciclagem integra a ética do melhor aproveitamento dos recursos”.

Isso significa que durante o processo produtivo, quando são utilizados materiais reciclados em vez de matérias-primas virgens, recursos naturais e energia são extremamente poupados. Isso acontece, pois esses materiais já foram refinados e processados uma vez, fazendo com que uma nova fabricação demande uma quantidade bem menor de recursos.

Como exemplo, a publicação da universidade traz a reciclagem das latas de alumínio. De acordo com os especialistas responsáveis pelo texto, ao usar uma lata de alumínio reciclada na fabricação de um novo produto, a indústria gasta 95% menos energia do que se ela tivesse de produzir através da bauxita.

Outro ponto interessante de ser absorvido dessa publicação é que, em Stanford, papel, vidro, metais, plástico e mesmo material orgânico que foram reciclados no ano de 2016 resultaram em uma economia de mais de 70 milhões de BTUs de energia, o que seria suficiente para abastecer quase 613 casas por um ano. Se formos pensar em outro aspecto econômico, seria como economizar 567 mil galões de gasolina.

Mas os benefícios econômicos transpassam as barreiras industriais. Ao investir na cadeia da reciclagem, são gerados muitos novos empregos desde a coleta até o processo final. Para termos uma ideia, na Califórnia (EUA) existem 4.342 estabelecimentos de reciclagem e reutilização que empregam mais de 84 mil pessoas, gerando uma folha anual de pagamento que ultrapassa os US$ 2,25 bilhões. No estado, para cada trabalho gerado na coleta de reciclagem, são criados oito empregos por meio da fabricação baseada naquele material recuperado.

Esses dois pontos – economia de recursos e geração de emprego e renda – são alguns dos principais benefícios não ambientais da reciclagem. Aderir a essa política e investir nesse mercado refletem em melhorias na sociedade como um todo e nas companhias que batalham diariamente para enxugar as suas despesas.