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A preocupação com a preservação ambiental finalmente ganhou a atenção do cidadão que está a cada dia mais envolvido com os conceitos de sustentabilidade e exigente, priorizando produtos e serviços que se mostram alinhados com a necessidade de cuidado com o planeta. Com essa demanda advinda do consumidor, muitas empresas passaram a adotar o que vem sendo chamado de “discurso verde”. Porém, muitas vezes, esse discurso fica apenas na teoria, não é aplicado na prática.
À essa ação de criar uma falsa aparência sustentável a fim de ganhar o carisma do público dá-se o nome de greenwashing. Também chamada de “maquiagem verde” ou mesmo de “lavagem verde”, a prática é bastante recriminada por soar como uma enganação. O consumidor se sente lesado e a marca perde valor, afinal ele faz uma escolha acreditando que essa decisão contribui com o meio ambiente quando, na verdade, aquela ação não é, de fato, sustentável.
Para se preservar e traçar um caminho correto para a adesão às práticas ecofriendly – principalmente neste momento em que o ESG (Environmental, social and corporate governance) ganha força no cenário nacional – as empresas precisam primeiro fazer uma autoanálise, compreender todos seus processos e, assim, criar uma matriz de sustentabilidade, divulgando, inclusive, relatórios anuais.
Lembrando que para atender às obrigações impostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), inclusive se desvencilhando das armadilhas do greenwashing, as empresas precisam investir na logística reversa, e a adesão a projetos focados nesse setor é um excelente caminho. Empresas que participam da Coalizão Embalagens, por exemplo, contribuem com o desenvolvimento de inúmeras ações focadas na conscientização, articulação e apoio de todos os atores da complexa cadeia de reciclagem.
Ao participar do grupo, as corporações atendem às normas no âmbito nacional e de forma integrada, sem ter de dedicar esforços individuais para cada região, o que tornaria o processo mais difícil e complexo considerando que nem todas as companhias têm operações espalhadas por todo o Brasil.
A adesão ao projeto da Coalizão Embalagens se dá por meio das associações que integram o acordo setorial. Empresas que não fazem parte dessas associações também podem participar por meio da Aslore (Associação de Logística Reversa de Embalagens). Entre em contato pelo e-mail secretarioexecutivo@coalizaoembalagens.com.br, tire suas dúvidas e conheça mais sobre a atuação da Coalizão Embalagens.